História, perguntado por cathcah, 9 meses atrás

porque o termo invasões bárbaras já não é um consenso entre os pesquisadores de história?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

O termo "bárbaro" é de origem grega e significava, em resumo, todos aqueles que não dominavam o grego ou cuja a cultura era diferente da cultura grega. Foi depois adaptado pelos romanos para representar os povos que recusavam o modelo romano de vida e organização social.

Ele é bastante criticado pois reforça uma visão bastante enviesada da concepção destas culturas, nos forçando a tomar a sociedade romana como modelo em detrimento do reconhecimento do valor de todas as culturas que entraram em conflito com os romanos.

Respondido por alexbernardy82
0

Resposta:

Quando se fala em bárbaros, a referência não é apenas um grupo específico e sim várias tribos diferentes, como: godos, saxões, vândalos, hunos, entre outras. Perceba que a própria palavra “vândalo” é usada muitas vezes de forma semelhante à expressão bárbaro. Ambas representam uma pessoa que se comporta de forma não civilizada e destrói patrimônios públicos, e tiveram sua origem exatamente nesses povos.

Por tudo isso, não há consenso entre todos os historiadores sobre quem seriam os bárbaros, porque, como se pode ver, muitos povos diferentes foram denominados dessa maneira. Para se ter uma ideia, algumas pessoas consideram os vikings como bárbaros, o que não condiz com a essência do termo.

Explicação:

Perguntas interessantes