Porque o serviço DNS não adota uma estrutura centralizada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inviabilidade e Segurança.
Explicação:
Apesar de parecer mais fácil, isso poderia acarretar em diversos problemas, a níveis gigantescos.
Por exemplo, citarei três motivos:
1 - Em caso deste ser centralizado, e porventura sofresse algum problema interno, tendo desta forma ficar sem funcionar por algum tempo. Isso acarretaria em uma paralisação total da internet, visto que o único serviço disponível iria se encontrar offline.
2 - Um único servidor não iria suportar tamanha demanda. Seria necessário uma configuração absurda e inexistente para suportar tais requisições (a nível global).
3 - Se um cliente estivesse muito longe do servidor, teria uma demora na resposta muito grande, tornando inviável o uso da internet.
Estes são os principais motivos para que o banco de dados do DNS é distribuído e dividido hierarquicamente em três classes (Servidores de Nomes Raiz, servidores DNS de Domínio de Alto Nível e Servidores DNS com Autoridade).
O DNS descentralizado surgiu como uma medida anti-censura, que, além disso, permite evitar problemas de segurança como, por exemplo, o redirecionamento de domínios.
O esquema centralizado e de autoridade dos DNS trouxeram sérios problemas, principalmente pela manipulação de registros, a forma mais comum de censura no mundo, aplicada pelos governos para evitar que certos sites ou serviços sejam acessados de um determinado território.
Um agente malicioso, por exemplo, podia interceptar as comunicações entre o cliente e o servidor e alterá-las. Com isso, consegue redirecionar o cliente (usuário) para onde ele quiser, podendo roubar dados.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/33940829