História, perguntado por HestiaScarlatTheos, 1 ano atrás

porque o Retorno dos liberais ao poder não impediu que o imperador tomasse medidas centralizadoras em 1841?em q consistiam essas medidas?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasmaciel888
6
Pq D. Pedro II, criou o chamado "parlamentarismo às avessas", colocando liberais e conservadores frente ao parlamento e ao gabinete de ministros, ou seja, dando aos dois partidos o q eles queriam: o poder; com isso ele instaurou o Poder Moderador,onde a vontade expressa do Imperador tinha preponderância sobre os outros três poderes comumente estabelecidos: Legislativo, executivo e judiciário. Para q D. Pedro II reinasse em paz.
Respondido por murilorodrigues3001
0

Antes que o Dom Pedro II tornou-se imperador, no período regentcial, os regentes conservadores criaram um projeto de lei: "Interpretativa do ato adicional", a qual dá espaço para rebaixar os itens liberais colocados na constituição de 1824, por meio da "ato adicional" de 1834. Então, a constituição já estava com o liberalismo enfraquecido.

Outro ponto é que meses depois que o Dom Pedro II deteve o poder dissoveu o gabinete (ministério) liberal  e criou um gabinete conservador. Isto mostre-nos que ele usou o partido liberal para chegar ao poder, por meio do clube da Marioridade, e depois destacou os do poder. Em verdade, começa a qui, o revesamento entre conservadores e liberais no poder em função do quanto eles beneficiam o imperador. Contudo, para qualquer divergência do partido no poder, este era substituido por outro.

Obs.: O motivo, pelo qual o governo usou para justificar o fim do gabinete liberal, foi a má conduta dos liberais na eleição.

Em 1841, o imperador juntou-se com os conservadores do gabinete e fizeram alterações políticas, pelas quais o imperado indicava o juíz e delegado de cada província, além de já indicar o presidente. Logo, centralizando o poder aos interesse do imperador por todas províncias do Brasil

Perguntas interessantes