porque o Retorno dos liberais ao poder não impediu que o imperador tomasse medidas centralizadoras em 1841?em q consistiam essas medidas?
Soluções para a tarefa
Antes que o Dom Pedro II tornou-se imperador, no período regentcial, os regentes conservadores criaram um projeto de lei: "Interpretativa do ato adicional", a qual dá espaço para rebaixar os itens liberais colocados na constituição de 1824, por meio da "ato adicional" de 1834. Então, a constituição já estava com o liberalismo enfraquecido.
Outro ponto é que meses depois que o Dom Pedro II deteve o poder dissoveu o gabinete (ministério) liberal e criou um gabinete conservador. Isto mostre-nos que ele usou o partido liberal para chegar ao poder, por meio do clube da Marioridade, e depois destacou os do poder. Em verdade, começa a qui, o revesamento entre conservadores e liberais no poder em função do quanto eles beneficiam o imperador. Contudo, para qualquer divergência do partido no poder, este era substituido por outro.
Obs.: O motivo, pelo qual o governo usou para justificar o fim do gabinete liberal, foi a má conduta dos liberais na eleição.
Em 1841, o imperador juntou-se com os conservadores do gabinete e fizeram alterações políticas, pelas quais o imperado indicava o juíz e delegado de cada província, além de já indicar o presidente. Logo, centralizando o poder aos interesse do imperador por todas províncias do Brasil