Porque o Reino Unido ainda é uma monarquia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os reinos da Inglaterra e Escócia passaram a ser governados por um único soberano a partir de 1603, quando o rei Jaime VI da Escócia herdou o trono inglês como Jaime I. De 1649 a 1660, a tradição da monarquia foi quebrada pela republicana Comunidade da Inglaterra, que estabeleceu-se depois da Guerra Civil Inglesa.
Explicação:
Resposta: A monarquia britânica, atualmente, não apresenta o mesmo poder de séculos atrás. Afinal, no passado, o rei exercia a função de chefe de governo e também de Estado.O poder era praticamente absolutista, onde poderiam criar, propor, impor e sancionar leis, entregar terras a nobres e outras regalias. Atualmente, a monarquia exerce um papel mais social do que político.
Explicação:
Tanto a Rainha Elizabeth II, como os demais monarcas, apresentam uma função muito mais em contato com a sociedade. Ações filantrópicas ficaram notórias, sobretudo, com Lady Diana.
O poder absoluto da monarquia teve fim em 1215, com a assinatura da Magna Carta, assinada pelo Rei João. O monarca Eduardo I criou, assim, o Parlamento inglês.
A instituição tinha como papel coordenar as ações do estado, e, consequentemente, diminuiu o poder da monarquia, tal como é hoje.
O título de monarca britânico, assim, passa a cumprir um papel básico dentro da estrutura política britânica. O poder político agora é exercido pelo Parlamento.
À monarquia britânica, cabe a função de concessão de títulos (Sir, Lorde, Lady e afins). Contudo, a concessão do mesmo ainda precisa passar por aprovação primária do parlamento.
Sendo assim, o título de Rei ou Rainha passou apenas a ser uma regra de convivência social. Meras formalidades que se mantiveram com tradições culturais.