História, perguntado por LucasMc32, 10 meses atrás

porque o queijo mineiro vindo patrimonio cultural brasileiro ?

Soluções para a tarefa

Respondido por eliane8959
1
O estado de Minas Gerais possui uma das cozinhas mais fortes do Brasil, com ingredientes e produtos únicos com o queijo minas, parte da riqueza do estado que com o tempo se tornou um produto consumido nacionalmente. O sucesso do queijo minas é o fato de hoje ser o queijo mais consumido no Brasil, o reconhecimento em 2002 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (IEPHA), como “Patrimônio Imaterial” e depois reconhecido nacionalmente pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), que nomeou como “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”.

A história e origem do queijo minas possui forte influência portuguesa, pois com a chegada dos lusitanos ao estado após a descoberta do ouro no século XVII, trouxeram para MG a antiga técnica de fazer queijo coalhado com leite fresco, que foi adaptada para ser usada por aqui. Essa técnica que deu origem ao queijo minas, ainda sofre problemas com as leis de regulamentação e controles existentes, mas é essencial e indispensável para produzir o queijo minas.

A produção de um bom queijo minas envolve muitas etapas e requer bastante controle. Inicialmente é fundamental um leite de qualidade (matéria prima), e isso envolve a alimentação do animal, o controle da temperatura durante a produção, a manipulação correta dos utensílios e a maneira como o queijo é manuseado. Para um queijo de boa qualidade o leite deve ser tirado no dia, imediatamente filtrado, e não pode passar por algum processo de pasteurização, ou seja, deve ser “cru”.



Perguntas interessantes