porque o quechua sofreu descriminação no Peru?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o dia 12 de dezembro de 2016, é transmitido a nível nacional o primeiro noticiário feito completamente em quechua da história da televisão peruana. Esta iniciativa foi proposta pelo jornalista e escritor Hugo Coya, logo depois que assumiu o cargo de diretor do Instituto Nacional de Rádio e Televisão (IRTP) do Peru, em agosto de 2016.
“Ñuqanchik” (em português, “Nós”) é o novo noticiário peruano, que em seus dois primeiros meses no ar já está sendo bem acolhido entre os falantes de quechua do país.
“Por ser um feito inédito, este se apresenta como um grande desafio. Primeiro, porque não temos tanto pessoal capacitado. Os cinegrafistas, diretores de câmera e técnicos de edição falam espanhol. Estamos vivendo um processo de transição bem interessante”, disse Coya ao Centro Knight, um dia depois do lançamento do noticiário.
Por existirem vários dialetos quéchua, foi necessário incluir parte desta variedade em Ñuqanchik, contou Coya. Para encontrar os apresentadores se convocou um casting no qual participaram cerca de 200 jornalistas que tiveram o quechua como língua materna.
Explicação: