porque o processo para fazer uma vacina é demorado ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Até uma vacina ser usada pela população em todo o mundo, ela percorre um longo caminho. É necessário que ocorram muitos estudos, testes e ensaios clínicos, requer muito conhecimento, perícia e técnica. A necessidade dessa demora e cautela fica explícita quando pensamos que é uma dosagem única para bilhões de pessoas.
Depois de estudar a doença, entendê-la, descobrir o agente causador e estudá-lo a fundo, começamos a trabalhar na vacina em si. Um dos primeiros passos é neutralizar ou atenuar o agente infeccioso, seja um vírus ou uma bactéria, após a sua identificação e a sequenciação do seu genoma, que é um processo rápido. Depois, é preciso perceber se os microrganismos atenuados são suficientes para permitir a produção de anticorpos capazes de proteger contra a infeção. Essa tarefa já é mais complexa e demorada.
Há três fases na produção de uma vacina e cada passo requer autorizações de entidades internacionais. Era de se esperar que existiriam muitas regras para cada e qualquer ação que envolve essa delicada tarefa do campo de saúde, nada mais justo do que haver um protocolo rigoroso. Ocorrem os testes feitos em animais e, logo após, avança-se para a etapa seguinte, que são os testes no ser humano. Pode ser tudo diferente.
A primeira fase é despistar a toxicidade, qualquer efeito adverso e colateral. Isso pode demorar um ano, no mínimo, haja vista que a vacina tem efeito preventivo que dura a vida inteira e isso requer o descarte de qualquer sequela.
Na segunda fase, testa-se a eficácia, se possível em diversos laboratórios, em países diferentes, o que pode demorar mais de dois anos. Tenta-se perceber se há um aumento de anticorpos no sangue prontos a responder ao ataque do agente patogénico. São esses anticorpos que impedem a entrada do que é perigoso e danoso nas nossas células, ou seja, que fazem a vacina ter efeito.
A terceira fase é igual à anterior, mas em larga escala, com muito mais voluntários. Os ensaios clínicos demoram anos.
Além da necessidade de todas essas etapas, é preciso reforçar de que muito dinheiro é gasto no processo, o que faz ser mais lento ainda. E ainda tem que não acertamos de primeira, é um processo de erros e acertos, tudo que funciona assim acaba demorando.
Resposta: por conta dois diversos testes
Explicação:
(Us dois principais problemas são o excesso de informações)
( Primeiro eles estudam as informações do virós como ele fusiona e ajé)
(o virós eles vão em diferentes locas do do organismo então e preciso um tipo de resposta imunológica diferente para cada virós)
(Nos temos que mostra esses pedaços de virós para nosso sistema imunológico de formais diferentes)
(Então a vários testes de pedaços de virós ate que um de uma resposta e não cause problema para a pessoa)
( existem duas formas de fazer uma vacina, a parti de fragmentos de virós e do pro pio virós só que enfraquecido)
(começão testando em animais ate vê uma vacina que tem resposta depois em grupos pique-nos de humanos e vai aumentando esses grupos ate ter certeza)
(E porque que a vacina do virós da china ainda não foi aplicada no mundo? = eles precisão fazer testes onde tem a doença eles separam em dois grupos dados a suposta vacina 1 grupo com a vacina que criaram e 2 grupo não imunizado)
( o grupo 1 precisão ver se teve uma queda em contágios e o grupo 2 se eles continuam a ficar doem tens)