Porque o positivismo desconsiderava os conflitos de classes sociais
urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
O positivismo é uma teoria de desenvolvimento social que afeta o campo das ciências, pois aposta nelas como fator de desenvolvimento social, e o campo da política, pois desenvolve uma teoria que promove uma espécie de doutrina para a promoção do progresso civil.
Essa teoria foi elaborada pelo filósofo Auguste Comte (1798-1857), que, influenciado pelo iluminismo francês, elaborou uma teoria política, social e científica que apostou em uma marcha progressiva constante da sociedade. Segundo o seu pensamento, a humanidade teria passado por dois estágios de desenvolvimento e, no século XIX, teria entrado no terceiro e mais aprimorado estágio, o positivo.
Para Comte, a Europa estaria vivendo uma nova configuração, demasiadamente complexa, por conta das duas grandes revoluções ocorridas: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
No Brasil, pudemos ver reflexos dessa teoria política com o fim da monarquia e a Primeira República, comandada pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, militar fortemente inspirado pelo positivismo.