porque o ouro extraido era direcionado para casa de fundição?
Soluções para a tarefa
Respondido por
272
Antigamente usavam o ouro para fazer moedas, porém era direcionado para a casa de fundição.... Também outro objetivo que tinha o ouro era fazer joias e demais objetos.
Respondido por
1
As casas de fundição foram criadas no século XVII com a intenção de medir as quantidades de ouro encontradas pelos mineradores para, assim, retirarem o imposto cobrado pela coroa. Nelas, o ouro era derretido, pesado e fundido em barras.
Naquela época, a taxa mais comum era o “quinto”, isto é, 20% de todo o ouro iria para Portugal. Foi no século XVIII que as casas de fundição ganharam mais espaço e se tornaram palco de conflitos, como a Revolta Filipe dos Santos, em Vila Rica, em 1720, e a própria Inconfidência Mineira, em 1789.
Ciclo do ouro
- Foi denominado “ciclo do ouro” o período entre o final do século XVII e o século XVIII, quando foi descoberto ouro no Sudeste.
- O minério era mais abundante na região de Minas Gerais, que se tornou território chave na colônia.
- O destaque foi tanto que a cidade do Rio de Janeiro se tornou a capital da colônia em 1763, causando várias contestações em Salvador.
- O deslocamento de pessoas para os arredores de Vila Rica, atual Ouro Preto, ajudou a desenvolver o local, surgindo várias vilas e cidades.
- Os conflitos sobre o domínio territorial, como a Guerra dos Emboabas (1707 a 1709), obrigaram a coroa a criar a Capitania das Minas Gerais, em 1720.
- O ouro ficou cada vez mais escasso a partir de 1750, mas as obrigações com a coroa permaneceram.
Sobre o ciclo do ouro, confira: https://brainly.com.br/tarefa/37266905
#SPJ2
Perguntas interessantes
Informática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás