Biologia, perguntado por esteffanez4, 1 ano atrás

porque o nosso corpo precisa de sangue

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiallvimLetyfofy
0
 Sangue 
Informações sobre o sangue humano, artérias e veias, tipos de sangue, célula do sangue, plasma, hemácias, hemoglobina, circulação sangüínea, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, tipos sangüíneos, principais componentes do sangue, sistema circulatório, fator RH 


Imagem em microscópio: sangue humano 

O sangue que percorre nossas artérias e veias através do sistema circulatório e possui extrema importância para nossa vida. Quando observado por meio de um microscópio, é possível verificar sua constituição se dá por um líquido amarelo, chamado plasma, onde flutuam um aglomerado de células brancas e vermelhas, água, proteínas, glicose e sais minerais. 


Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os glóbulos vermelhos têm essa coloração graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é o oxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeada. 

A vida útil dos glóbulos é curta, mas graças à medula de certos ossos é possível o nascimento de novos glóbulos a cada minuto. 

No corpo de uma pessoa saudável, a distribuição destes glóbulos ocorre da seguinte forma: Para cada quinhentos glóbulos vermelhos, existe somente um glóbulo branco. Estes não possuem um formato definido, contudo, possuem tamanho superior se comparados aos vermelhos. Sua função em nosso corpo é tão importante quanto a dos glóbulos vermelhos, embora ocorra de forma bastante diferente. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os. A quantidade de glóbulos brancos geralmente é aumentada quando ficamos doentes, porém, este fato aumenta proporcionalmente a gravidade da doença. 

O plasma, em sua grande maioria, é constituído de água, na qual estão dissolvidas várias substancias químicas importantes para manter o corpo ativo e saudável. Além disso, ele ainda transporta os alimentos digeridos, desde as paredes do intestino até qualquer parte do corpo, conduzindo o dióxido de carbono (produzido através da queima de oxigênio) para os pulmões, a fim de ser expirado. Em suma, pode-se dizer que o sangue atua como distribuidor, levando todas as vitaminas que o corpo precisa por toda a parte. 

É comum locais com bancos de sangue, onde são armazenados o sangue ou plasma doados voluntariamente por pessoas de diferentes tipos sanguíneos. Este procedimento é extremamente importante, pois pode salvar inúmeras vidas em casos de urgência e ainda quando há a necessidade de transfusão. Há diferentes tipos sanguíneos (A, B, AB, O), além disto, o fator Rh pode ser positivo ou negativo, por isso, é muito importante que uma pessoa receba o mesmo tipo sanguíneo que o seu, pois a mistura é extremamente perigosa. 

Sabe-se que no corpo de um homem adulto há em torno de cinco litros e meio de sangue que, impulsionado pelo coração, percorre todo o corpo duas vezes por minuto.
Respondido por ana2160
3
Ele serve basicamente como meio de transporte de substâncias e de gases. As hemácias (glóbulos vermelhos) são responsáveis pelas trocas gasosas entre as células do corpo; os leucócitos (glóbulos brancos) são responsáveis pela defesa do organismo e a plaquetas são restos fibrosos que ajudam no processo de cicatrização. Isso é a parte sólida do sangue. A parte líquida é composto por água, sais minerais, hormônios, proteínas, microorganismos, etc... Ou seja, o sangue serve de transportador de substâncias para as células do corpo
Perguntas interessantes