porque o muro de Berlim foi destruído? E quem o destruiu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A queda do Muro de Berlim relaciona-se com a desintegração do bloco de nações socialistas no leste europeu. Na década de 1980, a situação econômica da Alemanha Oriental era muito ruim. O país enfrentava aumento na dívida externa, crescimento do deficit comercial e os investimentos no desenvolvimento estrutural do país estavam estagnados. Além disso, a economia da Alemanha Oriental era inteiramente planificada, o que gerava uma grande burocracia que reforçava a estagnação do país. A situação econômica ruim agravava-se por conta do autoritarismo do governo daquele país.
A insatisfação popular resultou em uma série de manifestações populares nas principais cidades da Alemanha Oriental. Em 8 de novembro, uma série de ministros da RDA apresentaram sua demissão e o governo apresentou uma proposta de abertura das fronteiras com a Alemanha Ocidental para ser apreciada pelo Parlamento do país. A situação saiu do controle quando, em 9 de novembro, o porta-voz do governo, Günter Schabowski anunciou equivocadamente que as fronteiras com a Alemanha Ocidental estavam abertas de maneira imediata.
O anúncio foi realizado ao vivo em cadeia nacional de televisão durante uma coletiva de imprensa. Nas horas seguintes, milhares de pessoas foram aos postos de passagem exigindo o direito de passar para Berlim Ocidental. Como os guardas não entendiam o que estavam acontecendo, eles impediram a população de atravessar.
Para evitar uma tragédia, o próprio Egon Krenz autorizou a abertura de fronteiras e milhares de pessoas atravessam a passagem para Berlim Ocidental.
Eufóricas, as pessoas reuniram-se ao redor do Muro de Berlim e iniciaram a sua depredação. Com o fim das restrições de fronteira, não havia mais motivos para o muro existir, assim a população começou a derrubá-lo na noite do dia 9 de novembro.