Geografia, perguntado por AnyForten, 1 ano atrás

Porque o muro de Berlim foi chamado de "muro da vergonha"?

Soluções para a tarefa

Respondido por secreta343
5
Em 12 de agosto de 1961, uma tempestade formou-se sobre o céu de Berlim. Era uma noite quente de verão e a chuva viria para refrescar. Naquele sábado, a cidade estava animada. Os homens circulavam de camisas abertas e as mulheres trajavam vestidos floridos. Era uma ótima oportunidade para os alemães esquecerem onde realmente viviam e sob quais ameaças. Um momento ideal para encontrar a família ou visitar os amigos. 

Os moradores de Berlim podiam atravessar tranqüilamente a linha de demarcação que separava a parte ocidental da cidade – constituída pelas zonas de ocupação americana, britânica e francesa – da parte oriental, o lado soviético. Nos dois sentidos, aliás. Se o oeste era mais animado, com as luzes mais vivas e os melhores restaurantes, o leste tinha também sua graça, com seus pequenos bistrôs à beira do rio Spree e preços mais atraentes, sobretudo nos teatros.

A despeito das tensões entre ocidentais e soviéticos, materializada por alguns arames farpados facilmente transpostos ou mesmo um simples traço branco pintado no chão, o movimento era constante de um lado para o outro. Dezenas de milhares de berlinenses que viviam no leste trabalhavam no oeste e voltavam obedientemente para casa todas as noites. Entretanto, o governo sabia que muitos aproveitavam as facilidades de passagem para emigrar definitivamente para o oeste. E sábado era o dia predileto, já que sua ausência não seria notada antes da segunda-feira, quando estariam longe.
Respondido por Aika27
10
a expressão muro da vergonha é usada de maneira informal para descrever muros que envergonham seus construtores ou que são usados para envergonhar outras pessoas. São muros construídos para impedir ou fazer mais difícil a passagem de pessoas entre países ou regiões por motivos políticos, ideológicos, raciais, etc
Perguntas interessantes