História, perguntado por gabrielcoelho3, 1 ano atrás

porque o movimento iluminista foi uma reação do antigo regime

Soluções para a tarefa

Respondido por sophiajack
13
As sociedades dos Estados absolutistas eram formadas por diversas classes sociais, dentre as quais eram dominantes a nobreza e a burguesia.

O Estado absolutista alimenta-se do conflito entre essas classes sociais, procurando administrá-lo para preservar uma situação de equilíbrio de forças entre elas. Tirando o máximo proveito dessa coexistência de forças, garantia o poder supremo da monarquia. Isso explica certas contradições do Estado absolutista, como, por exemplo, conceder monopólios de comércio à burguesia, estimular as atividades comerciais e, ao mesmo tempo, oferecer pensões para sustentar uma nobreza cortesã, parasitária e improdutiva.

Com o desenvolvimento do capitalismo, nos séculos XVII e XVIII, a burguesia continuou sua ascensão econômica em importantes países europeus, como Inglaterra e França. Consciente de seus interesses, passou a criticar o Antigo Regime.


gabrielcoelho3: tem como resumir por favor
gabrielcoelho3: :)
sophiajack: O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, surgido durante o século XVIII – que passou a ser conhecido como o Século das Luzes.- que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Dentre suas reivindicações estavam principalmente maior liberdade econômica e política. Com essa essência transformou a concepção de homem e de mundo no ocidente.
Perguntas interessantes