Geografia, perguntado por davidiniz504, 1 ano atrás

porque o estados unidos e considerado uma grande potencias em termos de guerra ? e uma pesquisa para um trabalho então preciso de uma coisa meio grande


davidiniz504: por favor me ajudem
gianpedro001: Tá aí, um trabalho inteiro praticamente. Espero ter ajudado

Soluções para a tarefa

Respondido por gianpedro001
0

Explicação:

Vou explicar pelo o que lembro de meu estudo:

Tudo começou nas Guerras Mundiais, em que as potências europeias disputavam pelo poder geral. No início da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos já não exportava para a Europa, uma vez em que ela investia principalmente na indústria bélica, forçando assim, os Estados Unidos a se industrializarem ainda mais.

A Primeira Guerra Mundial foi sem dúvidas, benéfica aos Estados Unidos, e na Segunda Guerra Mundial não foi diferente, pois além de exercerem ainda mais seu poder econômico, graças a queda econômica europeia, também participou de forma efetiva na Guerra.

Outro aspecto a ser considerado foi o ''pós guerra'', como o nome já dá ideia, esse foi o período depois das guerras, em que os Estados Unidos, fortalecidos com a guerra, passou a ''reconstruir'' a Europa, enviando empréstimos a juros baixos, produtos de bens de consumo, etc. Fortalecendo ainda mais sua influência econômica no cenário mundial.

Porém, tempos depois, começou-se então a Guerra Fria, em 1.947 que diferente das outras guerras, não teve confronto direto entre as duas superpotências: USA (Estados Unidos) e U.R.S.S. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Esse conflito indireto marcou o mundo, que temia uma guerra entre as duas superpotências, que disputavam pela hegemonia (como se fosse um perfil) e poder econômico e bélico no cenário mundial. Sendo assim, essa duas superpotências investiram PESADO em indústrias bélicas e espaciais, originando dois movimentos, que também eram para a disputa entre eles:

-A corrida armamentista

-A corrida espacial

O mundo então, viveu o medo de um iminente conflito entre essas duas potências por 44 anos. Mas o alívio chegou em 1.991, quando a União Soviética teve seu fim oficial, devidos a problemas internos.

Essa ''saída'' da União Soviética no cenário mundial, ''abriu portas'' para os Estados Unidos, que se tornou a única superpotência em pé naquele momento. E graças ao seu investimento bélico gigantesco e a suas grandes conquistas econômicas já citadas, os Estados Unidos de tornou a maior potência econômica, militar e política (consequência das anteriores) em todo mundo até então.

Perguntas interessantes