Porque o conceito de “Estado moderno” gera controvérsias❓
Eu só preciso da resposta dessa pergunta
Soluções para a tarefa
Resposta:
É um modelo de estado que baliza-se nas teses iluministas, ou seja ele contrapõe-se ao modelo absolutista e usualmente faz uso de republicas com tres poderes proposto pelo barão de montesquieu, ele causa intrigas, já que de vez em quando temos alguns conflitos entre os poderes um poder quer fazer a função do outro.
Resposta:
talvez te ajude
Explicação:
O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu.
A formação do Estado Moderno é dividida, para fins de estudos, em quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.
Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha. Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, é observamos seu surgimento também na Itália.
O Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem exercia os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido.
Cada feudo tinha a própria autonomia política. Igualmente poderia estar submisso a um reino maior, como era o caso do Sacro Império Romano Germânico, o soberano inglês e o Papa.
O poder dos senhores feudais era partilhado com o governo das cidades medievais autônomas, que eram conhecidas por comunas.Estas tinham autonomia para regulamentar o comércio, estabelecer impostos, garantir a liberdade dos cidadãos e controlar os processos judiciais.