porque o Brasil é país tao rico em agua mais tem.cidades que ainda sifrem por falta de agua?
Soluções para a tarefa
A água é um recurso natural e renovável, que cobre o nosso planeta Terra em quase 70% de sua superfície. Devido a essa grande quantidade, muitas vezes não percebemos o risco que este bem tão precioso está correndo. É necessário destacarmos que do total desse volume, 97% aproximadamente, está nos oceanos e mares. Apenas cerca de 3% do total de água do planeta corresponde a água doce. Dessa quantidade de água potável, 70% dela estão congeladas e com o agravamento do aquecimento global, a água que é doce, derrete e se mistura com as águas de oceanos e mares, deixando de ser potável. O Brasil está entre os seis países que possuem cerca de 50% de toda reserva de água doce do planeta. E o que nós Brasileiros temos visto e vivenciado, é a falta desse recurso hídrico. Algumas regiões mais, outras menos, mas todos tem sentido na pele que a falta de água não é mais simplesmente dados ou pesquisas. Sim, este recurso está acabando, estamos ficando sem água.
Um dos maiores reservatórios de água no País, o sistema Cantareira, que abastece a população de grande parte da maior cidade do país, São Paulo, está em estado crítico. Esse sistema fornece água para mais de 8 milhões de pessoas na grande São Paulo, fornecendo este líquido essencial para 11 cidades no maior centro de concentração urbana do Brasil. O sistema chegou ao nível mais crítico (menos de 12%). O maior problema é a escassez no Nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e a migração para região Sudeste do País, como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.
O Brasil possui grandes rios em todo seu território, nesse período de seca, eles poderiam ajudar muito no abastecimento de água, porém nunca deram a devida atenção e cuidados com esses recursos naturais. Alguns foram canalizados para a construção de centros urbanos e os demais foram poluídos por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do transporte de lixo. Devemos destacar também, a falta de planejamento das cidades que abrigam as represas e rios que abastecem grandes sistemas hídricos. Em São Paulo, a empresa que gere o tratamento e abastecimento de água é a SABESP, que tenta dar suas explicações, mas obviamente não fez seu papel. É válido lembrarmos que a gestão pública errou. Desde 1995, o mesmo partido é quem comanda o Estado e desde então nada foi feito para evitar ou diminuir o impacto que isso traria a sociedade.
A primeira medida a ser adotada pelo governo seria a educação sobre o uso racional da água, pois no nosso país o gasto excessivo desse recurso é algo cultural. Além de investir em planejamento e reformas eficazes, pois cerca de um terço de água é perdido ainda na distribuição da mesma. E não podemos esquecer-nos da importância das florestas e matas ciliares, as árvores fazem evapotranspiração, um processo de perda de água através das folhas das árvores. Um conjunto de árvores fazendo evapotranspiração libera uma grande quantidade de água em suspensão no ar, conhecido como rios voadores. A Amazônia em um dia, através desse processo, manda para o ar cerca de 2 bilhões de litros d’água. Esses rios voadores localizados na floresta é o responsável por parte das chuvas no Sudeste e Sul do país. É necessário que seja criada leis mais severas ou que façam valer as leis já existentes, pois a falta de água é um conjunto de situações e o desmatamento é um dos principais motivos pela falta de chuva. Sem floresta não tem água.
Eu achei aqui: https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-crise-hidrica-brasileira-sustentabilidade-da-sociedade-e-da-gestao-publica/brasil-o-pais-mais-rico-em-agua-do-planeta/9283
Espero que tem o ajudado!!