Porque num primeiro contato com o alérgeno, não há resposta imunológica exacerbada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em muitas reações alérgicas, o sistema imunológico, quando exposto pela primeira vez a um alérgeno, produz um tipo de anticorpo denominado imunoglobulina E (IgE). A IgE fixa-se a um tipo de glóbulo branco denominado basófilo na corrente sanguínea e a um tipo semelhante de célula, denominada mastócito, nos tecidos. A primeira exposição pode fazer com que uma pessoa se torne sensível ao alérgeno (chamado sensibilização), mas não causa sintomas. Quando a pessoa sensibilizada tem um novo contato com o alérgeno, os basófilos e mastócitos com IgE na sua superfície liberam substâncias (como histamina, prostaglandinas e leucotrienos) que produzem edema ou inflamação nos tecidos circundantes. Essas substâncias iniciam uma cascata de reações que continua a irritar e lesionar os tecidos. Essas reações variam de leve a grave.
Explicação:
Uma reação alérgica é a resposta do corpo a uma substância que ele considera potencialmente perigosa.
Contudo, na primeira exposição à algum alergênico, pode ocorrer de ocasionar na pessoa uma sensibilidade, no entanto, sem causar sintomas algum, porém, em um segundo contato, o quadro pode se agravar devido a essa sensibilização.
Um tipo de resposta alérgica mais mortal, também é possível, por exemplo, a anafilaxia é uma reação alérgica severa e súbita. Ela ocorre poucos minutos após a exposição a um alergênico.
Um alergênico pode ser inalado, engolido, tocado ou injetado, sendo assim, uma vez que um alergênico esteja no corpo, uma reação alérgica pode começar dentro de segundos ou minutos.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/40219104
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)