porque no egito antigo havia falta de comida?
Soluções para a tarefa
A base da alimentação no Egito Antigo eram o trigo e a cevada, com quais se faziam , respectivamente, o pão e a cerveja.As leguminosas , como o grão-de-bico e a lentilha ; as frutas, comoa melancia e o melão ; o leite de vaca e o de cabra , usados na feitura na manteiga e do queijo , também faziam parte do dia a dia dos egípcios . Carne de pato ou de caça complementava alimentação dos mais pobres.
Já a alimentação dos ricos era mais variada , incluía cereais , carnes , aves e frutas nativas , como o figo e a tâmara , e importadas , como a maçã , a romã e a uva-preta , usada também para fazer o vinho. Comidas e bebidas eram servidas em travessas , tigelas e taças de cerâmicas , ouro ou prata {no caso dos templos e dos palácios}.
Já o peixe pescado no Rio Nilo era comum tanto na mesa do rico como na do pobre . Por vezes , as cheias Nilo eram insuficientes para irrigar as terras mais afastadas , causando , com isso , crises de fome , obrigando o Faraó e os templos a abrir seus celeiros para distribuir alimentos à população .
Essas comidas são as que no antigo Egito comiam. A carne sempre foi consumida em quantidade, principalmente a do boi. O assim chamado boi africano é um animal com chifres avantajados, de grandes proporções e rápido no caminhar. Esse animal era submetido a um regime de engorda que o tornava enorme e pesado, até o ponto de ficar impossibilitado de andar Ao que parece, a carne era servida geralmente cozida, provavelmente em molho, mas havia alguns tipos de carne que eram assadas no espeto. Entretanto, a carne era uma comida de luxo para a maioria das pessoas, que talvez só a consumissem em ocasiões especiais como, por exemplo, nos banquetes funerários. Pedaços de carne são representados frequentemente nos túmulos em estelas, ou compondo o conjunto de produtos dispostos nas mesas de oferendas como eterno alimento para o falecido.
A alimentação dos mais pobres (camponeses, escravos) era composta basicamente por pão e água. Raramente comiam carne e frutas.
Já os mais ricos (faraós, sacerdotes, chefes militares, ricos comerciantes) possuíam uma alimentação bem variada. Além de pão, consumiam muita carne animal (boi, porco e peixe), queijos, frutas e legumes.