porque negros possuem um menor salario no mercado de trabalho?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Pela igualdade racial nas empresas
A população preta do país recebe menos que os brancos e é maioria nos setores da economia com baixa remuneração. Entre os principais obstáculos para a inserção estão o preconceito e dificuldades de acesso à educação. Mas especialistas reconhecem que, pouco a pouco, os negros têm ganhado espaço nas empresas que promovem ações em prol da diversidade.
O angolano Vinda Daniel Afonso, popularmente conhecido como DJ Afrika, 36 anos, mora no Distrito Federal desde 2004 e conta que teve dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, mesmo sendo capacitado. ;Eu falo cinco idiomas e, mesmo assim, foi difícil para arrumar emprego. Participava de processos seletivos em que o perfil da vaga era compatível com o meu, mas eu não era escolhido;, conta o empresário.
Formado em administração de empresas pela União Pioneira de Integração Social (Upis), atualmente, Afrika é DJ e trabalha na área de Tecnologia da Informação (TI).
[FOTO1]
A dificuldade enfrentada por ele é comum para muitos negros no Brasil, como mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de constituírem 55,8% da população, a representatividade no mercado de trabalho ainda é baixa.
De acordo com a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, 14,7% da população negra estava desocupada em 2018,contra 10% dos brancos. No DF, a Pesquisa de Emprego e Desemprego também apontou disparidade: 20,9% de desocupados no primeiro grupo contra 15,3%, do segundo.
Outro dado é que pretos e pardos são maioria em setores com remuneração mais baixa: agropecuária (60,8%), construção civil (63 %) e serviços domésticos (65,9%) ;; essas eram as atividades que tenham menores rendimentos médios em 2017.
Resposta:
Racismo
Explicação:
são pessoas burras que não tem oque fazer e falaram "hum borra matar, espancar, bater, julgar e etc pessoas que não são brancas"