Inglês, perguntado por thiagosilvaje305, 7 meses atrás

porque na agricultura muitas vezes a química tem sido usada de forma prejudicial para o meio ambiente e para a saúde humana?​

Soluções para a tarefa

Respondido por samantabc1
0

Resposta:

Explicação:

O uso de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados. Uma vez liberado no meio ambiente, com o objetivo de controlar a população de pragas como insetos, ervas daninhas, ratos, entre outros, podem causar sérios danos ao equilíbrio das cadeias alimentares. Assim, a introdução de um agrotóxico no ambiente pode afetar uma ou mais espécies de organismos, mesmo que não seja o alvo direto da aplicação, pode causar graves problemas ambientais que afetam diretamente ou indiretamente todos que atuam nos biomas existentes no planeta Terra. Quando ingeridos pelo ser humano os inseticidas clorados causam lesões em certos órgãos e em doses mais elevadas podem causar a morte. Já os inseticidas fosforados podem causar o aumento na transpiração e na salivação, fortes dores no abdome, diarreias e vômitos. Os inseticidas que apresentam carbono em sua constituição, utilizados nas lavouras no combate aos pulgões, podem causar a morte mesmo em pequenas quantidades. Aqueles inseticidas usados nas residências para eliminar mosquitos e demais insetos, apesar de serem fracos, podem ocasionar alergias e asma. Os herbicidas em pequenas doses são capazes de causar danos nos músculos e problemas respiratórios. Os fungicidas podem causar câncer.

Respondido por silvajosedesenadejes
2

Explicação:

Este artigo evidencia a utilização de agentes químicos na agricultura (agroquímicos), que sem dúvida acarreta uma série de impactos ambientais quando usado de maneira indevida e põe em risco a saúde e a vida humana, além de ressaltar alguns dos possíveis problemas que o ecossistema enfrenta diante do uso indiscriminados destes produtos. Este artigo ainda procura mostrar os leitores através de uma pesquisa bibliográfica as graves conseqüências que este uso indiscriminado de agroquímicos pode trazer ao meio ambiente e a importância da consciência ambiental para um futuro .

O trabalho agrícola pode ser considerado uma prática perigosa na atualidade. Dentre os vários riscos ocupacionais, destacam-se os agroquímicos que são relacionados a intoxicações dos seres vivos e diversos outros danos ambientais.Este trabalho procura levar informações aos leitores sobre a importância do uso correto de agroquímicos e da consciência ambiental já que, o uso indiscriminado e, muitas vezes incorreto de agroquímicos no Brasil, assim como em outros países resulta em níveis severos de poluição do meio ambiente e intoxicação a vida humana.

Partes dos agricultores desconhecem os riscos impostos por esses produtos, conseqüentemente, negligenciam algumas normas básicas indispensáveis para a segurança no trabalho, partindo desse ponto este trabalho tem a finalidade de mostrar aos leitores a importância do uso correto desses agroquímicos para preservação do meio ambiente e da saúde humana.

Os agroquímicos classificam-se em:

1. Os BACTERICIDAS destinam-se ao controle de doenças causadas por bactérias.

2. Os NEMATICIDAS são destinados ao controle de nematóides.

3. Os HERBICIDAS são os defensivos destinados ao controle do mato.

4. Os FUNGICIDAS são usados no controle de doenças causadas por fungos.

5. Os INSETICIDAS destinam-se ao controle dos insetos.

6. Os ACARICIDAS são os defensivos destinados ao controle de ácaros.

O presente artigo apresenta como esse uso indevido e inadequado dos agroquímicos podem causar grandes danos econômicos e ambientais à sociedade. Quando usado incorretamente, este causa contaminação da água e dos solos, pois se desloca no meio ambiente, através dos ventos e água da chuva para locais distantes do local aplicado. Ele ainda pode ser responsável pelos altos índices de intoxicação verificados entre os produtores e trabalhadores rurais, além de provocar a contaminação dos alimentos.

O uso de agroquímicos no campo atinge primordialmente os trabalhadores rurais, que manuseiam e aplicam estes compostos. A Organização Mundial de Saúde estima que ocorreram no mundo até 2000 cerca de quatro milhões de intoxicações agudas causadas por esses compostos, com cerca de 220 mil mortes por ano. Cerca de 70% dos casos registrados ocorreram em países em desenvolvimento (JEYARATNAM, 1990, p.207).

Perguntas interessantes