PORQUE MARQUES DE POMBAL FOI CONSIDERADO DESPOTA ESCLARECIDO?
Soluções para a tarefa
Marquês de Pombal foi considerado um déspota esclarecido pois, apesar de possuir poderes políticos absolutos, os usou para fazer importantes reformas de base na sociedade portuguesa.
O Marquês, que era um funcionário de Dom José I, defendia reformas importantes como a da educação - com a expulsão dos jesuítas e emprego dos métodos pedagógicos mais modernos da Europa -, criação de instituições para garantir os direitos do campesinato e urbanização de Portugal.
O Absolutismo Esclarecido era uma teoria política comum na época, sendo uma alternativa à "revolucionária" defesa do Republicanismo como forma de "consertar" a sociedade Absolutista.
Resposta:
Explicação:
Informações Adicionais
Período: 07/02/2022 00:00 à 14/03/2022 23:59
Situação:
1)
Em Portugal, sob comando do primeiro ministro Marquês de Pombal, iniciou-se uma reforma em vários setores sociais com o objetivo da modernização portuguesa nos marcos do iluminismo. O Marquês de Pombal foi considerado um déspota esclarecido.
Levando em cosideração o período da gestão de Marquês de Pombal, indique a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Na educação, após expulsar os jesuítas em 1759, Pombal inaugura na Europa o ensino leigo e público, mas instituído no mesno modelo da educação jesuítica.
b)
Com a explusão dos jesuítas Marquês de Pombal institui reformas no ensino e o modelo do ensino régio.
c)
Na Reforma de Pombal, quando houve a estruturação de um sistema de ensino para a Educação Elementar, Ensino Médio e Superior, os professores continuaram a ser contratados pela Companhia de Jesus.
d)
O ensino nas escolas passou a ser ministrado nos pressupostos do protestantismo em oposição à educação católica.
e)
As reformas de Pombal não voltaram-se contra os dogmas religiosos, apenas propôs a junção do ensino religioso e régio.