Porque mais nutrientes na água significa menos oxigênio?
Soluções para a tarefa
Alguns motivos:
1.O excesso de matéria orgânica na água favorece a proliferação de microrganismos aeróbios, que utilizam os abundantes nutrientes em sua alimentação.
2.O aumento na população de microrganismos aeróbios leva a um grande consumo do oxigênio dissolvido na água, reduzindo drasticamente sua concentração.
3.Os animais aquáticos (peixes, crustáceos, moluscos…) morrem por asfixia devido às baixas concentrações de oxigênio. Os corpos destes animais logo começam a entrar em decomposição, aumentando ainda mais o numero de microrganismos que contribuem para baixar ainda mais a concentração de oxigênio.
4.As populações de microrganismos aeróbios começam a diminuir pela falta de oxigênio, dando espaço para a proliferação de microrganismos anaeróbios.
5.Grande quantidade de sais minerais (principalmente fosfatos e nitratos) provenientes dessa massa morta (organismos mortos e esgoto) em decomposição começa a se misturar na água.
6.A grande quantidade de sais minerais favorece o aparecimento e proliferação de plantas aquáticas e algas pluricelulares que se instalam na superfície da água dificultando a passagem da luz para as camadas inferiores da coluna d’água.
7.Tendo sua fotossíntese bloqueada pela ausência de luz, as algas bentônicas começam a morrer, diminuindo ainda mais a quantidade de oxigênio dissolvido.