porque jesuitas e sertanistas se relacionavam de maneira conflituosa no Brasil colonial
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao longo de seu processo de instalação em terras brasileiras, Portugal teve que superar diversos empecilhos que tornavam a formação de regiões economicamente produtivas em uma árdua tarefa. Para tanto, teve que contar com a iniciativa de hábeis representantes de seu projeto, de índios que auxiliavam no reconhecimento do ainda desconhecido território e da própria Igreja Católica, que participou ativamente no desenvolvimento dos primeiros centros de colonização.
Particularmente, a participação dos membros da Igreja aconteceu por meio da formação da Companhia de Jesus, que foi designada para garantir a instalação do cristianismo católico nas Américas. De fato, vários padres tiveram importante papel nessa tarefa, chegando até mesmo a desbravarem outras localidades onde nem mesmo os portugueses tinham a condição de sozinhos estabelecerem o domínio metropolitano. A associação entre Igreja e Estado era bastante ativa nesse período.
Pelo fato de que os sertanistas ou bandeirantes estavam cada vez mais querendo conquistar suas terras e direitos, assim, eles queriam expandir seu domínio, enquanto os jesuítas atrapalhavam seu trabalho e estavam ao lado da coroa portuguesa na busca de extensão de terras.
E os bandeirantes precisavam de mais mão de obra, pelo fato da escrava não estar sendo suficiente, então, iam a procura de nativos, no entanto, os jesuítas não permitiam que os índios fossem levados, pois, eles estavam sendo catequizados por esses padres e iam de encontro com as missões feitas por eles.
Nisso, houve muita briga até que a Coroa Portuguesa resolvesse esse conflito.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39270266