Porque falamos português?
Soluções para a tarefa
Pouca gente sabe, mas durante mais de 200 anos, desde o descobrimento até meados do Séc. XVIII, o Brasil não falava exatamente português.
Muito provavelmente esta pergunta nunca tenha ocorrido para nós brasileiros. Mas quem já viajou um pouco pela Europa ou América do Sul pôde reparar a diversidade lingüística destes lugares. Na Espanha, existe o espanhol oficial, de Madri, mas também o catalão da região de Barcelona, o Galego da Galícia, o idioma da região do país Basco etc. Não são sotaques, são línguas com vocabulário, grafia e pronúncia diferentes, muitas vezes ininteligíveis entre si (especialmente para estrangeiros). Nossos vizinhos, como Paraguai, Peru ou Chile, possuem uma grande parcela de sua população que fala línguas indígenas.
Neste contexto, retorno à pergunta, por que falamos português? Um país tão grande, com uma área muito maior do que a de vários países europeus e sul-americanos juntos. Por aqui, existem pequenas tribos de índios que falam línguas indígenas. Mas, inegavelmente, a língua portuguesa domina totalmente os nossos quase nove milhões de quilômetros quadrados. Por que se, como vimos, países muito menores têm uma diversidade incrível? Natural seria que tivéssemos também… E tínhamos!
Pouca gente sabe, mas durante mais de 200 anos, desde o descobrimento até meados do Séc. XVIII, o Brasil não falava exatamente português. Os jesuítas eram os encarregados de catequizar os índios e faziam isto usando as línguas indígenas, para depois ensinar a eles o português. Com o tempo, esse misto da língua portuguesa com as locais deu origem ao que ficou conhecido historicamente como língua geral, uma mistura de português com línguas indígenas.