Porque em grandes altitudes a velocidade da bola é maior do que se estivesse acontecendo ao nível do mar
Soluções para a tarefa
Bem, vou tentar explicar de uma maneira simples. Sabe aquele relógio paraguaio que você ganhou do seu tio? Aquele que diz ser a prova d’água? Então, nele deve estar impresso algo como 50m, 100m. Isso significa que ele suporta até a determinada altura em metros sob uma coluna d’água, ou seja, se estiver impresso 50m, você pode mergulhar até a 50m da superfície e seu relógio não será invadido por toda aquela água. Quanto mais profundo, maior a pressão da água sobre você e o relógio.
O mesmo ocorre com o ar. Por isso chamamos de pressão atmosférica. Ao nível do mar, a cada metro cúbico de ar, temos aproximadamente um quilograma. À medida que vamos nos aproximando da atmosfera, a pressão vai diminuindo. É como se aproximar da superfície do mar.
Dessa forma, o metro cúbico que pesava 1kg, aos 3000m de altitude terá 700g. Apenas 21% disso é oxigênio. No primeiro caso temos no ar, 210g de oxigênio. Na altitude de 3000m, teremos 147g. Isso, para quem passou a vida inteira respirando com pouco oxigênio não faz diferença pois, o organismo está habituado. Pra quem está acostumado com a vida ao nível do mar, 63g de oxigênio a menos pode fazer muita falta.Nesta primeira fase, quem pode sofrer com a altitude é o Santos, o Inter e o Corinthians. Por mais fáceis que possam parecer os times, jogar 90 minutos nessas condições pode cansar bem mais.