Porque em alguns momentos da história e na atualidade a religião atrapalha a ciência?
Soluções para a tarefa
A resposta para isso é meio complicada, se você quiser só uma resposta para copiar destaquei em negrito a resposta simplificada. Agora se você quiser um entendimento mais concreto segue texto:
A metodologia científica possui essência experimental, isto é, as teorias são definidas a partir de experimentos rigorosos e que podem ser repetidos.
Já a religião gira em torno daquilo que chamamos de dogmas (conhecimento sagrado e indiscutível).
Vez ou outra, os experimentos da ciência desafiam os dogmas de determinada religião, como na idade média que a teoria de Galileu Galilei desafiou o dogma da igreja católica da época que dizia que o planeta Terra estava no centro do universo.
Quando uma religião tem seus dogmas desafiados, ela tende a rotular aquilo que os desafia como mentira ao invés de contra-argumentar. No caso de Galileu Galilei, que desafiou a toda-poderosa igreja católica da idade média, foi obrigado a "desmentir" sua teoria se não quisesse ir para a fogueira.
Tendo disso isso, posso ter dado a impressão que a religião é uma espécie de antagonista ou Nêmesis da ciência, ressalto então que não é bem assim. Não são apenas as religiões que funcionam com base em dogmas, vemos este comportamento em movimentos sociais e nas ideologias mais diversas. Estes também desafiam a ciência de forma ferrenha (vide movimentos anti-vacina). Então pode ser argumentado que não foram exatamente as religiões que entraram no caminho da ciência, mas sim a necessidade de defender custe o que custar os dogmas.