Porque em alguns estados Não é adotado o horário de verao
Soluções para a tarefa
O horário de Verão é a divisão dos picos máximos de consumo, que proporciona uma menor sobrecarga, do sistema de produção, e distribuição de eletricidade, exatamente pelo fato de as horas de maior consumo do dia não coincidirem com o horário em que as lâmpadas das casas e dos locais públicos estarão ativadas. No segundo semestre do ano, a produção industrial e, consequentemente o consumo de energia são maiores por razões da alta comum no comercio de fim de ano, que necessitara de economia e a redução desses picos.
O fenômeno dos solstícios, no entanto, ocorre de maneira mais intensa nas áreas mais distantes da linha do Equador. No caso do Brasil, ocorre de forma mais incisiva em sua porção centro-sul. Isso explica, em partes, porque os estados do Norte e do Nordeste não utilizam o horário de verão, pois a sua zona de luminosidade já é maior o ano todo, de forma que o sol demora naturalmente mais a se pôr, não sendo necessário o adiantamento dos relógios.
Pela proximidade com a Linha do Equador, essas regiões tem pouca diferença de luminosidade entre o dia e a noite, quando se compara as estações inverno e verão.
Assim torna-se desnecessária ou improdutiva a adoção do horário de verão nessas regiões. É preciso enfatizar também que existem motivos políticos para a adoção do horário de verão. Alguns países não adotam simplesmente porque é impopular. Outros adotam, como o Brasil.
O mapa abaixo mostra onde é adotado o horário de verão (em azul), onde já foi adotado e hoje não se usa mais (laranja) e onde nunca se adotou o horário de verão (área em vermelho)