Filosofia, perguntado por andreacarvalho32, 7 meses atrás

Porque em 4 décadas o serviço social ele fez essa mudança de caminho da sua organização​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

A compreensão do significado político do tenentismo passa necessariamente por uma análise do Exército, enquanto organização; nessa perspectiva, o fenômeno mais abrangente e significativo, ao longo da Primeira República, foi o processo de modernização e profissionalização das Forças Armadas brasileiras.

Desse processo privilegiamos três aspectos principais: o estabelecimento do serviço militar obrigatório; a profissionalização crescente do ensino militar; a modernização do equipamento e da estrutura organizacional do Exército brasileiro.

Limitamos nossa análise ao Exército por várias razões. Ele foi (e continua sendo) a mais poderosa das três armas, tanto do ponto de vista político, quanto do ponto de vista organizacional (a Aeronáutica apenas começa a ser criada já no fim da Primeira República). O movimento tenentista se desenvolveu prioritariamente entre oficiais do Exército, sendo mais reduzida a participação da Marinha. Além dessas razões, já suficientemente fortes, acrescenta-se o fato de que são muito raros os estudos sobre a evolução da Marinha brasileira.

Até 1916 o recrutamento dos praças do Exército, brasileiro era voluntário e no caso de não preenchimento dos efetivos, o que freqüentemente acontecia, "proceder-se-á a recrutamento forçado e o recrutado servirá por seis anos, receberá somente soldo simples, será conduzido preso ao quartel e nele conservado em segurança até que a disciplina o constitua em estado de se lhe facultar maior Uberdade".1

Esse sistema de recrutamento implicava a absorção pelo Exército dos setores mais carentes e desqualificados das classes populares incluindo marginais, mendigos, vagabundos, desempregados etc. A oficialidade era recrutada na classe média e as classes dominantes tinham uma milícia própria, a Guarda Nacional, na qual serviam os cidadãos com renda anual superior a 100$ 000. Dessa forma, o Exército ainda não era uma instituição nacional e não mantinha o monopólio do uso legítimo da violência, nem para cumprir funções constitucionais de manutenção da ordem interna e da segurança externa.

Além da Guarda Nacional, as Polícias Militares estaduais rivalizavam com o Exército no exercício dessas funções. Eram verdadeiros "exércitos" regionais, controlados pelas oligarquias, principalmente as de São Paulo e Rio Grande do Sul, poderosas em efetivos, equipamentos e treinamento de seus homens.

A implantação do sorteio militar universal, conseguida após intensa campanha que se desenvolveu desde fins do século XDC, transformou profundamente o Exército. O alistamento obrigatório em todas as camadas da populaça), a extinção da Guarda Nacional e a abolição do divórcio entre Exército e elites civis fortaleceram a instituição, aumentaram seu prestígio e constituíram um primeiro passo no sentido de torná-la verdadeiramente nacional.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21367552#readmore

Perguntas interessantes