Geografia, perguntado por beehmartins458, 7 meses atrás

porque em 2030 avera mais idodos doque crianças?​

Soluções para a tarefa

Respondido por claricebyler
1

Resposta:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGEx) lançou nesta quarta-feira (25) um olhar sobre o futuro da população brasileira. Em duas décadas, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de até 15 anos.

São 208,5 milhões, mais o Pedro. Ele nasceu nesta quarta-feira (25) e se juntou a essa turma, nós, brasileiros em 2018.

Ao mesmo tempo em que segura o bebê, Joana abraça a tendência registrada pelo IBGE: as brasileiras estão tendo filhos cada vez mais tarde, ela, aos 41.

“Tenho três amigas que tiveram filhos agora, uma com 39, uma com 41 e outra 42. Realmente, a estatística é firme”, disse a empresária Joana Mendes.

Projetando o Brasil do futuro, o IBGE confirma a estimativa de que a população vai encolher, mas não tão rápido quanto se esperava. Na projeção anterior, divulgada cinco anos atrás, o ano da virada seria 2043.

As mulheres estão cada vez mais esperando chegar à maturidade para receber a visita da cegonha. Esse foi um dos principais fatores que pesaram nessa revisão do IBGE. Em resumo, é assim: ela trabalha até mais tarde e garante o crescimento da população brasileira por mais quatro anos.

Vamos continuar crescendo até 2047, quando seremos 233 milhões. A partir daí a população começa a encolher aos poucos. Em 2060, quando a projeção termina, o número estimado é de 228 milhões de habitantes.

O ano de 2039 deve ser um outro marcante em nosso calendário. É o ano em que a cara do Brasil vai mudar. A imagem de país jovem vai dar lugar a um povo mais maduro. Pela primeira vez, o número de idosos com mais de 65 anos vai ser maior que o de crianças menores de 15 anos.

Atualmente, o número de pessoas com mais de 65 anos é de, aproximadamente, 1 a cada 10 brasileiros. Em 2060, 1 a cada 4 brasileiros vai estar nessa faixa etária.

Cleuza olha para o futuro e se preocupa. A notícia de que os brasileiros vivem mais é ótima, mas ela gostaria de envelhecer com mais crianças e jovens por perto.

“Chega um momento que essas pessoas também adoecem e param de gerar emprego. O jovem precisa vir para trabalhar, para ajudar para que o país continue, se não vai estagnar. Os idosos, tudo bem, transmitem a sabedoria, mas a juventude faz falta. A juventude é linda”, diz a aposentada Cleuza Pimenta.

Respondido por spencerx
0

Por causa da diminuição da taxa de natalidade, atualmente muitas mulheres estão preferindo esperar até a maturidade para engravidar ou até mesmo preferindo não ter filhos, então por isso a taxa de natalidade está diminuindo e as pessoas só envelhecendo.

Perguntas interessantes