porque em 1975 o Brasil passou a usar o álcool oriundo da cana-de-açúcar com fonte de energia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Qual foi o motivo que levou o Brasil a criar nos anos 70 a política do Proálcool?
Na década de 1970, em decorrência da crise do petróleo, houve o grande auge para a produção de álcool combustível. Em 1975, o governo lança o Programa Nacional do Álcool- PROALCOOL, o principal objetivo seria substituir os veículos movidos a gasolina por veículos movidos a álcool.
O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando o atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos
Nesse sentido, em 1975, foi criado o Proálcool, sendo oferecidos vários incentivos fiscais e empréstimos bancários com juros abaixo da taxa de mercado para os produtores de cana-de-açúcar e para as indústrias automobilísticas que desenvolvessem carros movidos a álcool
Após os choques do petróleo de 1970, o Brasil passou a se concentrar no desenvolvimento de fontes alternativas de energia, principalmente o etanol. Suas grandes fazendas de cana-de-açúcar ajudaram muito nesse processo. No ano de 1985, 91% dos carros produzidos funcionavam em etanol de cana.
Foi criado no Brasil para enfrentar a crise mundial do Petróleo, a importância foi muito grande pois o clima e a abundancia de matéria prima deixaram a industria do com uma alternativa, mais barata para a produção de energia renovável.