Filosofia, perguntado por s3vanessa, 11 meses atrás

Porque é possível afirmar que santo Agostinho cristianizou o pensamento de Platão ?

Soluções para a tarefa

Respondido por kaliuu
37
Olá, tudo bem?

Agostinho de Hipona ou santo Agostinho, foi uma das figuras mais influêntes no início da era cristã, nasceu em 354, suas obras são consideradas precursoras principalmente na filosofia ocidental, na ética e no próprio cristianismo.

Mestre em retórica e estudioso dedicado à filosofia grega, st. Agostinho foi fortemente influenciado pelo estoicismo, platonismo, neoplatonismo e foi o responsável pela notoriedade da aproximação entre razão e fé, ou seja, da filosofia no mundo ocidental e do cristianismo.

No conceito Platônico da dualidade corpo-alma, onde entende-se que o homem é constituído dessas duas substâncias, sendo a alma superior ao corpo. Agostinho encontra-se no limiar grego-romano, na tentativa de conciliar a razão e a fé, fundindo ambas concepções.
Respondido por aqjessyca
25

Resposta:

Uma das grandes contribuições de Santo Agostinho para a história da Filosofia consiste na adaptação da teoria das ideias de Platão no contexto do cristianismo. É por isso que geralmente atribuem a ele a responsabilidade por cristianizar as ideias platônicas. Nesse contexto, ele viu na teoria das ideias de Platão um caminho para explicar aquilo que entendia ser a revelação da verdade pela fé nas palavras da Bíblia.

A teoria das ideias de Platão surge originalmente para responder o questionamento sobre a possibilidade do conhecimento. Na base da teoria, está a distinção entre aquilo que ele chama de mundo sensível e o mundo das ideias. Enquanto o mundo das ideias consiste nas formas perfeitas, eternas e imutáveis das coisas, o mundo sensível não passa de mera aparência imperfeita do mundo das ideias. Com efeito, o conhecimento das coisas não estaria nelas mesmas, mas no seu correspondente no reino superior das ideias.

Para adaptar a teoria das ideias ao cristianismo, a estratégia de Agostinho consiste em substituir o que Platão chama de mundo das ideias pela figura divina. Assim, a verdade não estaria nas aparências do nosso mundo físico, mas em Deus. Nesse contexto, tal qual as ideias platônicas, Agostinho entende que Deus é perfeito, eterno e imutável. Além disso, ele considera que Deus é a causa de toda a existência.

Explicação:

Perguntas interessantes