Porque é importante não romantizar a normalidade do Trabalho Infantil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Neste ano, várias discussões que pareciam ter sido dadas como encerradas há muito tempo tem sido reabertas. Entre elas, o trabalho infantil. Em transmissão ao vivo no Facebook, no início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o trabalho infantil “não atrapalha a vida de ninguém” e usou seu próprio caso como exemplo, ao apontar que começou a trabalhar aos nove anos e que “não foi prejudicado em nada por isso”.
A declaração gerou muita repercussão nas redes sociais, já que a questão é extremamente problemática no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil. Dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo, desenvolvido pelo MPT em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que entre 2003 e 2018, 938 crianças foram resgatadas de condições análogas à escravidão. Os adolescentes pretos e pardos correspondem a enorme maioria do total do grupo identificado nesta situação.
Em meio à polêmica, um dos filhos do presidente, o deputado estadual Eduardo Bolsonaro, pediu no Twitter que seus seguidores comentassem suas experiências profissionais quando ainda eram menores de idade.
Resposta:
porque criança tem leis que dizem:
Criança tem que brincar, ir para a escola, ter acesso à comida e agua de boa qualidade. É um direito da criança e devemos lutar por isso :-)