Sociologia, perguntado por marianafrancisc2, 1 ano atrás

porque durante a ditadura militar no brasil a sociologia foi proibida do ensino para os jovens?explique em detalhes

Soluções para a tarefa

Respondido por Cerebelo
9
É mais fácil de controlar uma população padronizada. Sociologia e Filosofia são matérias que fazem os alunos refletirem e pensarem de um modo diferente. Os ditadores não queriam que os alunos pensassem.

Cerebelo: Por isso que na nova reforma do ensino médio Filosofia e Artes foram juntadas a Educaçaõ Física!
Respondido por Chab
9
A Sociologia ensina o estudante a criar um senso crítico sobre a Sociedade em que vive, assim como a Filosofia. Portanto, a Filosofia era igualmente proibida naquela época. 
Como aborda o convívio do homem em grupo, é claro que os Militares e quem estava no poder repudiavam a ideia de pessoas lutarem por seus direitos. Filósofos, Socialistas e Historiadores são humanistas e obviamente, preocupam-se com os direitos humanos que por sinal, naquela época não existia. Você estudou ou está estudando, então creio que sabe das torturas que as pessoas que não concordavam com aquele governo sofriam, certo? Use isso como um exemplo na questão dos direitos humanos. 
Voltando para a Sociologia, um indivíduo que possuí o conhecimento e é um livre-pensador, não aceitaria aquelas condições e lutaria por seus direitos. Isso era o que o Governo menos queria. Conhece aquela frase ''Brasil ame-o ou deixe-o''? era uma das principais frases usadas e, se aplica totalmente a situação da censura. 
Em um resumo rápido, o Governo não aceitava a ideia de pessoas indo contra o poder estabelecido, desejavam que todos pensassem que aquele Regime Militar era algo bom para todos. Por isso, proibiam em escolas essas matérias que ajudavam o estudante a pensar em questões humanas e gerar um questionamento das questões que estavam acontecendo naquele momento. 
Perguntas interessantes