Porque dia 3 de maio foi considerado o dia da constituiçao na religião xintoísmo?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O xintoísmo é o nome de uma espiritualidade japonesa e um modo vida que se baseia no culto aos antepassados e à natureza. Os seguidores acreditam que esse conceito nasceu naturalmente e sempre foi parte da cultura japonesa. Neste sentido, ela não possui um fundador como na maioria das religiões.
A crença foi iniciada no período Jamon (8000 a.C. – 300 a.C). O período foi marcado pela expansão do ideal de filosofia de vida entre a harmonia entre as montanhas, rios, ventos, árvores e outros elementos da natureza e o homem.
O conceito passou muitos anos sem uma nomenclatura definida. Os adeptos viram a necessidade de nomear o conceito depois do surgimento e crescimento do Budismo (século VI). O xintoísmo deriva, então, da união de duas palavras chinesas o 'Shin' que significa 'Deus' e "To/do" com significado de "o caminho dos Kami". A crença passou as ser a religião oficial do Japão depois que os ancestrais da família imperial foram reconhecidos como seres divinos. O imperador tornou-se, então, o indivíduo com maior influência religiosa.
Apenas em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, o xintoísmo estatal teve fim. Nesse ano, as tropas americanas ocuparam o território japonês e obrigaram o então imperador a renunciar ao título de divindade. O culto perdeu então o tom religioso e tornou-se apenas um aspecto da cultura.