Porque d. Pedro i foi considerado responsavél pela crise economia enfretada durante o primeiro reinado?
Soluções para a tarefa
Ao ascender como chefe supremo do Estado monárquico do Brasil, Dom Pedro I chegou ao poder para atender aos anseios de uma elite temerosa em perder todas as liberdades políticas e econômicas alcançadas durante o governo de Dom João VI. Dessa forma, Dom Pedro I tinha sua base de sustentação política situada entre os comerciantes e proprietários de terra do período.
No entanto, as contradições geradas entre a estabilidade do novo poder e os interesses das elites acabaram por esfacelar esse acordo político que conferia legitimidade ao Primeiro Reinado. Em outras palavras, o forte caráter centralizador do governo de D. Pedro I gerou
conflito entre o novo estadista e as elites que defenderam sua chegada ao poder.
Sem alcançar o êxito esperado, um grupo de soldados e populares concentrados no Campo de Santana ameaçaram a integridade de Dom Pedro I. Mediante a embaraçosa situação, o imperador abdicou do trono no dia sete de abril de 1831
As dívidas existentes para com a Inglaterra e a perda da Guerra na Cisplatina geraram uma onda de oposição para com D. Pedro I, que aos poucos perdeu o protagonismo perante o povo.
Independência do Brasil
No dia 7 de Setembro de 1822, D. Pedro I declara a independência do Brasil. O 'grito' de independência do país, que revelava a separação política de Portugal, ocorreu na região de Ipiranga, província de São Paulo.
A independência da Corte Portuguesa, gerou revolta em regiões do Brasil, que se manifestaram pela sua resistência para com a ação de D. Pedro I. Pará, Bahia e Maranhão iniciaram inclusive campanhas militares, que perduraram até 1824.
Entenda mais sobre Guerra da Independência do Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1388414
#SPJ4