Física, perguntado por lidsefestaslidy656, 11 meses atrás

porque corpos eletrizados atraem corpos neutros

Soluções para a tarefa

Respondido por rennanmacenabr
1
Observe isso <>. É um losango. Certo? Depende. Depende da distância segundo a qual você está olhando para ele. Se você observar bem de pertinho, verá que o < não está juntinho do > e, dirá, então,não é um losango. É um < seguido de um >. E, tudo bem, então, não é um losango. Mas, se você se distanciar do monitor do seu computador e observar novamente <>, dirá, mas, agora eu vejo um losango. Então, tudo bem, agora, é um losango. Agora, imagine que < seja negativo, > positivo e <> neutro.
Então, se você olhar de pertinho dirá: "Vejo um negativo (<) e, ao lado, um positivo (>). Mas, se você olhar de longe, dirá, vejo um neutro (<>).
É assim que acontece com a matéria. Quando dizemos que um corpo é neutro, na verdade, estamos dizendo que não conseguimos distinguir, nesse corpo, o efeito de suas cargas negativas do efeito de suas cargas positivas, pois, não estamos suficientemente perto desse corpo.
Então, um corpo neutro possui certa quantidade de cargas positivas e a mesma quantidade de cargas negativas, de tal forma que não conseguimos perceber, da distância que estamos dele, o efeito separado de cada carga, mas, somente o efeito total, que é nulo.
O que acontece quando aproximamos um corpo carregado positivamente de um corpo neutro?

Um corpo eletrizado positivamente é assim <><><><><><><>>>>>>>>>>>>>> (possui mais cargas positivas do que negativas) e um corpo neutro é assim <> <> <> <> <> <> <> <> <> <> <> <> (possui cargas negativas e positivas em mesma quantidade).


Quando aproximamos o corpo eletrizado positivamente o corpo neutro as cargas positivas do corpo que era neutro tentam se afasta do corpo eletrizado positivamente e as cargas negativas do corpo que era neutro tentam se aproximar do corpo eletrizado positivamente. Se o corpo que era neutro for um isolante, então, as moléculas dele se deformaram de tal forma que as cargas positivas "deixam de fazer sobra" às cargas negativas e vice-versa. Se for um condutor, então, as cargas negativas, de fato migram "livremente" dentro do condutor, para posições tais que elas estejam o mais próximo possível do corpo eletrizado positivamente.
Claro que a coisa não é tão simples assim: condutores e isolantes. Mas, o importante é a idéia de que os corpos neutros possuem cargas negativas e positivas em quantidades iguais e que quando aproximamos um corpo eletrizado dele, então, suas cargas positivas e negativas sentem uma força que quer fazer com que negativas vão em um sentido e positivas no oposto. E, isso faz com que o corpo neutro manifeste o fato de ele ter dois tipos de carga (positivas e negativas).
Claro, se vc aproximou um corpo positivo de um corpo neutro, então, as cargas positivas do corpo que era neutro vão tentar se afastar e as negativas se aproximar do corpo carregado. Então, apesar de haver a mesma quantidade de cargas negativas e positivas no corpo que era neutro, as cargas negativas estarão mais próximas dele do que as positivas. Isso faz com que, no resultado final, a força sobre o corpo que era neutro seja atrativa, em direção ao corpo eletrizado positivamente.
Se vc aproximar um corpo eletrizado negativamente, então, as cargas negativas do corpo que era neutro se afastarão e as positivas se aproximarão. Como as cargas positivas estarão mais próximas do corpo eletrizado negativamente, no saldo final, a força sobre o corpo que era neutro será atrativa, na direção do corpo eletrizado negativamente.
Perguntas interessantes