Porque Corinto foi o fator inicial da Guerra do Peloponeso?
Soluções para a tarefa
Resposta: Boa Tarde!
Explicação:A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.
Resposta:
A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.
Tradicionalmente a Guerra do Peloponeso é datada de 431 a.C. a 404 a.C, mas os problemas de Atenas com Corinto eram antigos e vinham desde a década de 450 a.C. Nessa época, Corinto e Mégara entraram em guerra pelo controle do istmo que ligava a Península do Peloponeso com a Grécia Continental.
Essa guerra é chamada por alguns historiadores por Primeira Guerra do Peloponeso e demonstra o quadro de alianças e interesses na Grécia. Ela aconteceu entre 460 a.C. e 445 a.C., com Atenas apoiando Mégara e Esparta apoiando Corinto. Em 445 a.C., um acordo de paz com validade de 30 anos foi assinado, colocando fim no desentendimento.
Explicação: