Porque Chico Buarque foi um alvo recorrente da ditadura?
Soluções para a tarefa
Por que Chico Buarque produzia canções que falavam mal do governo, e o governo não queria isso, queria a imagem de que eles eram bons e honestos.
Opa, tudo bem?
Pergunta absolutamente interessante.
O Chico Buarque reunia tudo que causava ódio na Ditadura.
O Seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, era um historiador bastante respeitado, e, no contexto dos anos de chumbo, junto com amigos do espectro político de esquerda, criou o Partido dos Trabalhadores (PT). No meio do regime militar.
Segundo, Chico era um artista. E um artista que acreditava (e acredita) na função social da música. Então em todas as suas representações, o Chico faz alusões à crueldade da ditadura, à vida ruim sem liberdade, e a opressão. Ele fez, por exemplo, uma adaptação do livro "A revolução dos Bichos" de George Orwell pra criticar a ditadura, que passou um pequeno tempinho permitindo a peça, antes de censura-la.
Terceiro, o Chico incitava a desobediência civil e as passeatas, como a passeata dos Cem Mil, que buscava trazer a democracia de volta ao país.
Some tudo isso ao contexto da época, e temos que ele era um indesejado bastante chatinho, que irritou a ditadura bastante até se autoexilar na Itália por um tempo.
Espero ter te ajudado, e Boa Sorte. Qualquer coisa avise ^^
~David