Porque chamamos o presidente paraguaio Solano Lopez de ditador enquanto o imperador do Brasil não recebe essa denominação? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Solano Lopes governava com plenos poderes já com o imperador brasileiro as coisas não funcionavam exatamente assim.
O imperador do Brasil não é considerado um ditador porque não governava sozinho. Não centralizava totalmente o poder em suas mãos. Apesar de sua vontade ser soberana ele atuava como uma monarquia parlamentarista.
Explicação:
Solano:
Após a morte do pai Francisco Solano convocou, conforme a Constituição Paraguaia de 1844, um congresso que em 16 de outubro de 1862, o elegeu presidente por 10 anos.
Solano era chamado pelo povo de El Supremo mas apesar de ser considerado herói nacional no Paraguai , Francisco Solano Lopez governava de maneira questionável e , dizem alguns historiadores que, utilizava sua função para enriquecer sua família ilicitamente. Ele ocupava o poder graças ao poderio militar e era muito ambicioso mas suas pretensões expansionistas conduziram o país a uma guerra sangrenta.
Dom Pedro II
O imperador representava pessoalmente o Poder Moderador e estava à frente do Executivo. No Executivo também constava o Conselho de Estado. No caso do Legislativo, destacam-se os cargos de senador e deputado.
Na verdade o sistema político brasileiro nessa época ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”.
O Brasil funcionava como uma monarquia parlamentarista na qual o imperador interferia na política sempre que fosse necessário para garantir seus interesses. Assim, se fosse eleito um primeiro-ministro que não lhe agradasse, ele o destituía, e se a Câmara tomasse medidas que não lhe agradassem, ela era dissolvida.
Espero ter ajudado!