Sociologia, perguntado por jaquelinepereiradeus, 4 meses atrás

porque as pessoas têm preconceito
alguém pode me ajudar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vilhenaeloyse
1

Resposta:

Alguns dirão: tenho até amigos negros. Outras falarão: convivo com gays, eles são muito divertidos. Um terceiro: meu avô fala demais, mas adoro os velhinhos. E todos juram que não são preconceituosos.

As barreiras criadas para as negras e negros, as dificuldades impostas aos gays, lésbicas e trans e a falta de paciência com os velhos e velhas vão muito além de nossa amizade e nossa convivência – compulsória ou opcional.

Os preconceitos estão disseminados em toda a sociedade, e porque não dizer em todas as sociedades. Estão no nosso dia a dia. Estão nas empresas quando os homens são mais escolhidos para os cargos de gestão. Estão nos restaurantes quando se vê negros servindo, mas não sentados como clientes. Estão no desemprego dos 50+ quando são os primeiros a serem demitidos no menor sinal de crise.

As pessoas nascem com preconceito ou se tornam preconceituosas? As pessoas não nascem preconceituosas. Os preconceitos não são naturais. Os preconceitos são culturais. As pessoas se tornam preconceituosas.

Uma criança após chegar ao mundo, encontra um outro – comumente a mãe. No começo tudo é indistinto. Com o passar do tempo ela se pergunta: “Até agora, era somente eu. O que significa este não eu com quem me relaciono?” A criança percebe que a interação traz resultados e eles podem ser bons. Se chora, há grande chance de não mais sentir fome ou de ficar mais confortável com roupas secas.

O tempo passa, ela nota que tem mãos e pés, que tem um corpo. Este corpo a diferencia da mãe, de outras pessoas e do mundo que a rodeia. Este processo é conhecido como individuação. A criança percebe as diferenças que tem com a mãe, com outras pessoas, com o mundo que a rodeia e torna-se um indivíduo, é o início da criação de sua identidade.

Explicação:

espero ter ajudado ❤️

Perguntas interessantes