porque as maiorias dos incêndios acaba saindo o controle e é causado muitos danos e destruição
Soluções para a tarefa
O homem é o principal causador dos incêndios florestais, porque a maioria deles ocorre em decorrência de alguma atividade humana.
"No Brasil, a maior parte dos incêndios florestais tem como causa uma ação humana direta, exceções apenas aos raios e estradas de ferro, onde somando os percentuais desses dois fatores, anualmente, chegamos ao máximo em 3%. Conhecer essas causas é importante e fundamental para se traçar os planos preventivos, pois é sobre as causas que devem repousar as ações (SOARES, BATISTA e SANTOS, 2005)."
As causas mais frequentes dos incêndios florestais são:
Práticas Agropastoris - São resultantes da queima para limpeza de terrenos para fins florestais, agrícolas ou pecuários.
Pastoreio - O uso milenar do fogo para renovação de pastagens e para o controle fitossanitário de pragas e ervas daninhas.
Fogueiras em Áreas de Visitação Pública - Um grande número de incêndios florestais é causado por excursionistas, trabalhadores rurais, caçadores, lenhadores que têm a necessidade de acender fogueiras nos campos e florestas, mas ao deixarem o local, não têm o devido cuidado de apagar, total e corretamente, o fogo.
Incêndios Intencionais - Pessoas ainda, infelizmente põem fogo nas florestas, campos, pastagens e, principalmente, nas margens de vias públicas.
Resposta:
Os danos indiretos, como o assoreamento dos rios, redução do fluxo de água, inundações erosões, perdas em turismo e recreação, desemprego, extinção de espécies, etc., são dez vezes maiores que as perdas diretas, segundo SOARES (2001). Existem outros pesquisadores que acreditam que os danos indiretos podem atingir prejuízos monetários ainda maiores.