Geografia, perguntado por anapuliticosta, 10 meses atrás

porque as áreas de maior elevação concedem com as áreas de vulcanismo

para hoje
por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrotwilightsky
1
Áreas de instabilidade tectônica são aquelas em que há contato entre duas ou mais placas.

Basicamente, as placas podem realizar dois tipo de movimento o orogenético (moviment horizontal) ou epirogenético (movimentos verticais).

Devido ao fato delas estarem em constante movimento, gradualmente elas irão colidir ou afastar entre si, acarretando em diversas consequências que podem ser consideradas problemáticas para nós seres humanos.


Esses movimentos ainda podem ser subdivididos em:

Movimento convergente: As placas com moviment convergente são aquelas que se chocam diretamente entre si, indo uma contra a outra. É esse o caso do exemplo no esquema anterior, onde se formam as maiores cadeias de montanha.

Movimento divergente: Ocorre quando as placas afastam-se uma da outra. Esse afastamento pode provocar a emergência do magma que se solidifica e forma algumas ilhas vulcânicas em áreas oceânicas.

Movimento transformante: É quando as placas se deslocam unilateralmente, havendo, ainda sim, o atrito entre elas, com a ocorrência de terremotos e a formação de alguns falhamentos, a exemplo da Falha de San Andreas, no oeste dos Estados Unidos.

Portanto, como o surgimento de grandes elevações e a atividade vulcânica se originam do "mesmo motivo", o momento das placas tectônicas; então, é esperado que uma área a qual originou um tenha a mesma capacidade de originar o outro.




Perguntas interessantes