Geografia, perguntado por laraemanuellalima, 6 meses atrás

porque áreas mais baixas são mais quentes e áreas elevadas são mais frias? Por favor!​

Soluções para a tarefa

Respondido por Luh0uchiha0
1

Resposta:

espero ter ajudado ! tenha uma boa tarde ou uma boa noite , bons estudos e boa sorte!

Explicação:

Você já percebeu que no topo das grandes montanhas é comum haver neve? Você já deve ter reparado também que em áreas mais baixas, como o litoral ou outros lugares, é mais comum fazer calor, não é mesmo? Isso acontece porque existe uma relação entre a altitude e o clima.

A sentença é: quanto mais alto, mais frio; quanto mais baixo, mais quente.

Mas por que isso acontece? Quer dizer então que todo lugar com baixas altitudes é quente e todo lugar alto é sempre frio?

Nem sempre é assim, pois existem outros fatores que interferem no clima, como a latitude, as massas de ar, as zonas de iluminação, entre outros. Por exemplo, no polo norte, o clima é sempre o polar porque essa área recebe menos sol e, quando recebe luz solar, é em menor intensidade. Por isso, lá não faz calor e a altitude não muda isso.

Geralmente, os lugares altos são mais frios e os mais baixos são mais quentes por causa da pressão atmosférica. Por causa da força da gravidade, as moléculas de ar são puxadas sempre para baixo, por isso as áreas com menos altitude ficam com uma quantidade maior dessas moléculas, enquanto as áreas mais altas ficam com menos.

Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor.

Outro fator que faz com que as áreas mais baixas sejam mais quentes é a temperatura da superfície. Quando os raios de sol batem, o chão esquenta. Esse calor do solo dissemina-se pela área ao redor, esquentando as partes mais baixas, enquanto os pontos mais altos ficam mais frios.

Anexos:

laraemanuellalima: muito obrigada! ❤️
Luh0uchiha0: dnd <3!
laraemanuellalima: :)
Respondido por Descomplicador
1

Resposta:

Isso se deve ao efeito que a altitude tem na temperatura e, consequentemente, nos climas.

A força da gravidade "puxa" as moléculas do ar que respiramos para baixo, próximo à superfície. Logo, havendo mais ar nas partes baixas, as moléculas ficam mais próximas umas das outras e conseguem reter calor, fazendo com que a temperatura seja maior que nas áreas mais altas, onde o ar é mais rarefeito.

Isso também se deve ao aquecimento da superfície terrestre pelos raios solares: quando eles "batem" na superfície do planeta, parte deles são refletidos de volta à atmosfera, porém se concentram nas áreas mais baixas, o que também aumenta a temperatura.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes