Geografia, perguntado por abmilu, 9 meses atrás

porque apenas no seculo XIX passou a ser estudada nas universidADES

Soluções para a tarefa

Respondido por gbshalom321
0

Resposta:

O Brasil, como todo o mundo, está hoje diante de um grande desafio: como tornar seu sistema educacional, particularmente suas universidades, sintonizadas continuamente com um mundo em mutação constante, e proporcionar a parcelas cada vez maiores da população sua inclusão em um sistema universitário de relevância e qualidade?

A consolidação da idéia de universidade de pesquisa deu-se na Europa no século XIX, quando a atividade quase exclusiva de ensino deu lugar à uma associação fecunda entre a criação e a transmissão do conhecimento, isto é, da pesquisa e do ensino. Hoje, além desses dois pilares fundamentais, as universidades têm ainda um número crescente de outras atribuições.

Entre nós também o conceito de universidade de pesquisa tem poucas décadas, e sua implantação foi lenta a princípio, custando a disseminar-se pelo país, até chegar ao dinamismo que se verifica hoje, não obstante os inúmeros obstáculos que ainda precisam ser superados. Vista deste ângulo, a evolução das universidades brasileiras poderia ser comparada a uma lenta maturação, como de um estado embrionário a uma forma de vida plena. A partir de premissas deste tipo a formação de nossas universidades poderia ser encarada de forma diferente da tradicional, com raízes bem anteriores ao século passado.

Como surgiram as universidades no mundo? A primeira instituição que mais se aproxima de nosso conceito de universidade, embora nunca tenha sido assim designada formalmente, foi o conjunto constituído pela Biblioteca e pelo Museu de Alexandria. Essas duas notáveis instituições da Antigüidade foram criadas na metrópole greco-egípcia fundada às margens do Mediterrâneo por Alexandre Magno. Após a morte prematura de Alexandre em 323 A.C., o general macedônio Ptolomeu assumiu o trono do Egito e inaugurou a dinastia que fundou aqueles dois grandes centros de ciência e cultura, onde trabalharam tantos cientistas importantes do período helenístico, como Euclides, Eratóstenes, Hiparco, Arquimedes da Sicília ou Ptolomeu, o astrônomo1. A Biblioteca e o Museu funcionaram como um centro de ensino e pesquisa, de certa forma antecipando nossa visão moderna de uma universidade de pesquisa.

 

Explicação:

I – Faculdade Filosófica, composta de três colégios:

1º de ciências naturais,

2º de matemáticas puras e aplicadas,

3º de filosofia especulativa e boas artes.

II – De Medicina.

III – De Jurisprudência.

IV – De Economia, Fazenda e Governo.

Cada uma dessas faculdades terá as cadeiras necessárias para o completo ensino de todos os conhecimentos humanos. A teologia pode ser ensinada nos seminários episcopais para que tenhamos clero douto e capaz, o que absolutamente falta no Brasil. O clima temperado, mais frio que quente, salubridade dos ares, a barateza e abundância de comestíveis, e a fácil comunicação com as províncias centrais e de beira-mar, requerem que esta Universidade resida na cidade de São Paulo, que já tem edifícios próprios para as diversas faculdades nos conventos do Carmo, São Francisco e dos Bentos, apenas habitados por um ou dois frades quando muito."36

O projeto acima certamente reflete a influência de José Bonifácio de Andrada e Silva, aposentado havia dois anos da Universidade de Coimbra depois de uma brilhante carreira acadêmica. Embora não fosse ele próprio deputado às Cortes de Lisboa, sua influência foi marcante na postura e no comportamento dos deputados brasileiros enviados a Portugal. Ele próprio redigira um projeto para a criação de uma universidade no Brasil, provavelmente no próprio ano de 1821. O projeto de José Bonifácio, denominado Esboço de hua Universidade no Brazil (Figura 4) é uma elaboração pormenorizada das instruções transcritas acima, que revela uma grande preocupação com as despesas e receitas da futura instituição. O Esboço encontra-se na forma de manuscrito, e constitui uma preciosidade histórica do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro37. Por seu interesse, ele está transcrito na íntegra no Apêndice 1.

Perguntas interessantes