Química, perguntado por Rayaneandrad, 1 ano atrás

porque alguns elementos químicos são representados por uma letra e outros por duas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Corsair
18
Os nomes dos elementos da Tabela Periódica são atribuídos em latim, por esta ser uma lingua "morta", ou seja, uma lingua que não é mais falada..assim não se corre o risco dela sofrer alterações. Assim, um elemento químico que é baptizado com um determinado nome, terá esse nome para sempre.

Mas existem casos, em que se fazem traduções para a nossa língua, como é o caso do fósforo, que em latim recebe o nome "Phosphorus".
O simbolo do elemento químico é dado pela sua primeira letra, mas neste caso, apesar de em português começar por "F" o seu símbolo é a letra "P" , porque em latim começa desse jeito.

Quando dois elementos químicos começam pela mesma letra, aquele que foi incluído em último lugar, acrescenta mais uma letra.
Ex. O Carbono e o Cobre, em latim diz-se Carbon e Cuprum, começam ambos pela mesma letra "C". Como o Carbono foi descoberto antes do Cobre, o seu símbolo é o C enquanto que o do Cobre é C+2a. letra - C u.

Espero que tenha dado para entender..:)

P.S. - Fui foprçado a escrever o simbolo químico do Cobre com as letras separadas, porque o programa não deixa escrever palavrões....mas o simbolo quimico escreve-se tudo junto
Perguntas interessantes