Biologia, perguntado por juhsantana2004, 1 ano atrás

Porque alguns antibióticos, que antes eram eficazes, perdem a sua eficácia?

Soluções para a tarefa

Respondido por nabouvier
3
O mau uso dos antibióticos é o principal motivo para que mais tarde eles sejam ineficientes. Os pacientes tomam o antibiótico e muitas vezes interrompem o tratamento antes do tempo determinado. Quando fazem isso, há chance de que nem todas as bactérias tenham morrido, as mais fortes e mais resistentes sobreviveram e por estarem vivas, irão passar seus genes resistentes aos descendentes , que também serão mais fortes! Ou seja, cada vez mais os antibióticos precisarão ser mais potentes.

gcmachado: isso não é criar resistência n?
gcmachado: Pra mim ela ficar mais forte é criar resistência... mais fraca ela n ficou
nabouvier: Não, chama-se seleção dos resistentes. Não houve mutação pós antibiótico.
gcmachado: Plasmídeo R (ou RTF): esse tipo de plasmídeo confere a resistência bacteriana aos antimicrobianos.
nabouvier: É que na verdade ela não ficou mais forte depois que entrou em contato com o remédio, ela já era mais forte! Como o tratamento acaba sendo interrompido antes de dar tempo de fragilizar essa bactéria mais forte, ela sobrevive e continua se reproduzindo. Mas não foi o antibiótico que induziu uma mutação nela
gcmachado: Plasmídeo R (ou RTF): esse tipo de plasmídeo confere a resistência bacteriana aos antimicrobianos
Respondido por KeilaLecMarcos
1
Normalmente os antibióticos combatem as bactérias em sete dias, claro que não é regra! Porém as pessoas vêem melhoras antes disso, normalmente a melhora se dá em 48 horas, aí o paciente ( que geralmente não gosta de tomar remédio) não segue as instruções do médico e para de tomar se achando curado, porém aquelas bactérias que ainda não morreram no organismo  as quais chamamos ' mais fortes'  continuam se reproduzindo, se tornando assim imunes ao medicamento ,quando ela passa seus genes á descendentes, eles se tornam mais fortes que a primeira bactéria ,gerando uma super-bactéria. Aí o remédio que possuía dosagem suficiente para combater a bactéria já não produz efeito pois por causa do mau uso do medicamento a bactéria teve prazo de  se sobreviver e gerar outra mais forte que necessitará de uma dosagem diferenciada do medicamento anterior.
Perguntas interessantes