Artes, perguntado por maryk2888, 3 meses atrás

Porque alguns alimentos sao sagrados e outros proibidos na religiao

Soluções para a tarefa

Respondido por diogoqueiroz88
0
Depende de que religião você está falando. Para os judeus, os porcos, assim como serpentes, corvos dentre outros são considerados animais impuros, pois comem alimentos nojentos. Tem também a passagem em Gênesis que explica isto na arca de Noé, só não lembro agora qual é. Os cristãos adotaram alguns costumes também advindos do judaísmo. Acredito que outras religiões são baseadas nestes critérios também
Respondido por maxinecominato
0

Resposta:

Depende da religião que vc está falando

ISLAMISMO

Bebidas alcoólicas são proibidas para os fiéis e por leis civis em vários territórios islâmicos. Entram também na lista dos vetados: suínos, cães, frutos do mar (exceto peixes com escama e camarões), macacos, animais selvagens, aves de rapina, répteis, anfíbios e insetos. Além disso, há normas minuciosas sobre como deve ser o abate e preparo de carnes e outros alimentos.

BUDISMO

Não há leis proibindo ou permitindo alimentos, como acontece no judaísmo ou islamismo. Mas existe, sim, uma conduta alimentar, que varia entre as vertentes budistas, de acordo com princípios práticos e filosóficos da religião. Alguns grupos comem carne, peixe e ovos – outros budistas são veganos, e não consomem produtos animais. Isso é consequência de um princípio presente tanto no budismo quanto no hinduísmo, chamado Ahimsa. O Ahimsa defende uma existência “não-violenta”, na qual não se causa nenhum tipo de dano a nenhum outro ser vivo.

JUDAÍSMO

Um conjunto de leis (kashrut) determina quais são os alimentos apropriados (kosher) aos judeus. Alguns ingredientes proibidos parecem com os do islamismo, mas há peculiaridades: misturar carne e leite, tipo hambúrguer e queijo, não pode. Os mamíferos permitidos precisam ruminar e ter unhas fendidas. Isso exclui principalmente os porcos (não ruminam) e os camelos (que não têm fendas nas unhas). Bye bye, bacon.

CRISTIANISMO

Na Igreja Católica, a restrição alimentar acontece num período específico: a quaresma – o período de 40 dias após o Carnaval, descontando-se os domingos. Na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras que precedem a Páscoa, recomenda-se que os fiéis se abstenham de carne bovina. Por isso a tradição de almoçar peixe em toda sexta-feira santa.

Perguntas interessantes