Química, perguntado por elizeteguedes0pdf5ap, 1 ano atrás

Porque a vacina da catapora não protege contra a gripe?

Soluções para a tarefa

Respondido por jpmcarvalho2007
1

A vacina da gripe (influenza) pode ser aplicada com outras vacinas (no mesmo momento ou dias depois, sem intervalo mínimo entre elas), não havendo interferência na produção de imunidade por ela conferida (1). A vacina da gripe é feita com vírus inativados (mortos) e não interfere na ação de outras vacinas, incluindo as de vírus vivos atenuados. Quando houver necessidade de vacinação simultânea (isto é, mais de uma vacina sendo aplicada na mesma ocasião), procedem-se as administrações com seringas diferentes, e em locais anatômicos diferentes (1,2). De um modo geral, as vacinas dos calendários de vacinação podem ser administradas simultaneamente sem que ocorra interferência na resposta imunológica, exceto as vacinas contra a febre amarela, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), contra a varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) – compostas de vírus vivos atenuados – que devem ser administradas com intervalo de 30 dias (2).

Complementação Todo ano, o Ministério da Saúde realiza uma Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, onde grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde. Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são (1,3):

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

Gestantes;

Puérperas (até 45 após o parto);

Trabalhadores de saúde;

Povos indígenas;

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

População privada de liberdade;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

Funcionários do sistema prisional;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias, como a Síndrome de Down).

Perguntas interessantes