História, perguntado por marianamourao14, 1 ano atrás

porque à tomada da bastilha(revolução francesa) é considerado um marco histórico?

Soluções para a tarefa

Respondido por JUpo1411
17

A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille), também conhecida como Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789 que ocorreu antes dos estados gerais. Embora a Bastilha, fortalezamedieval utilizada como prisão, contivesse apenas sete prisioneiros na época, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Na França, o quatorze juillet (14 de julho) é um feriado nacional, conhecido formalmente como Festa da Federação, conhecido também como Dia da Bastilha em outros idiomas. O evento provocou uma onda de reações em toda a França, assim como no resto da Europa, que se estendeu até a distante Rússia Imperial.

Durante o reinado de Luís XVI, a França passava por uma grande crise financeira, desencadeada pelo custo da intervenção do país na Guerra Revolucionária Americana, e exacerbada por um sistema desigual de taxação. Em 5 de maio os Estados-Gerais de 1789 se reuniram para lidar com o problema, porém foram impedidos de agir por protocolos arcaicos, e pelo conservadorismo do Segundo Estado, que consistia da nobreza - 1,5% da população do país na época. Em 17 de junho o Terceiro Estado, com seus representantes vindos da classe média, ou bourgeoisie (burguesia), se reorganizou na forma da Assembleia Nacional, uma entidade cujo propósito era a criação de uma constituição francesa. O rei inicialmente opôs-se a este acontecimento, porém acabou sendo obrigado a reconhecer a autoridade da assembleia, que passou a ser chamada de Assembleia Nacional Constituinte.

Respondido por heloisagoncalves745
1

A Tomada da Bastilha ou Queda da Bastilha ocorrida em 14 de julho de 1789 em Paris, é considerado um marco histórico, pois significava a libertação do povo francês das amarras do Regime Absolutista.

A Bastilha era uma prisão francesa que abrigava os considerados inimigos do Regime, que de alguma forma se opunham ao sistema de governo vigente, representando assim uma ditadura, uma tirania, que fazia com que as pessoas fossem abrigadas a concordar com as atrocidades cometidas pelo Rei, como forma de manter sua liberdade.

A Queda da Bastilha iniciou uma onda de manifestações que se espalhou por toda a França.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/41308253

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes