porque a Rússia pode ser um país tão populoso e com densidade demografica tão baixa?
Soluções para a tarefa
A ocupação territorial da Rússia não é homogênea. Considerando as baixíssimas temperaturas aferidas no extremo norte, especialmente na região da Sibéria, que passa a maior parte do ano congelada, a população tende a concentrar-se na porção sul do país. Nessa mesma faixa, concentram-se as principais cidades e aglomerados populacionais do país.
A vastidão do território russo permite ainda o desenvolvimento de diversas áreas de cultivo e exploração da terra com atividades de extrativismo, agricultura e pecuária. A Rússia figura entre os principais exportadores de madeira do mundo. Destaca-se também pela produção de cereais (trigo, cevada, aveia e centeio) e criação de gado em praticamente todo o território. A grande extensão litorânea da Rússia também a torna um país de destaque na pesca, ocupando o sexto lugar entre os maiores produtores do planeta.
No campo industrial, a exploração do território ocorre também pela extração mineral, destacando-se a extração de zinco, cobre e ferro na porção ocidental do país. Destaca-se também a exploração de campos de petróleo e gás natural na porção central do território. Outro recurso importante encontrado em território russo são as reservas de urânio no sudoeste do país